Cidades

Chapada volta a ter mínimas de 15º enquanto Cuiabá tem máximas de 36º

2 minutos de leitura
Chapada volta a ter mínimas de 15º enquanto Cuiabá tem máximas de 36º
Foto:SindusconMT

A disparidade na temperatura das cidades vizinhas volta nesta semana, quando o município de Chapada dos Guimarães (distante 70 km de Cuiabá) pode ter mínimas de 15º enquanto, para a Capital, a previsão é de prevalência do sol, com termômetros marcando até 36º. As previsões são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) do Inpe, apesar do sol previsto para toda a semana, o calor em Cuiabá poderá ser mais ameno. Isso porque a intensidade dos raios ultra-violetas não deve passar o nível 7, que, apesar de ser considerado alto, é muito abaixo do que a Capital tem registrado nos últimos tempos.

Para esta segunda-feira (16), a previsão é de mínima de 19º e máxima de 35º. Na terça-feira (17), a temperatura deve ser de mínima de 19º e máxima de 36º. A partir de quarta-feira (20), as mínimas passam a ser de 21º, com máxima também de 36º. Para toda a semana, a probabilidade de chuva é de apenas 5%.

No município de Chapada dos Guimarães, a mínima para segunda e terça-feira é e 15º. Já na quarta-feira, a previsão aponta mínima de 16º, enquanto para quinta-feira deve ser de 18º. Para todos os dias, a temperatura máxima prevista é de 31º.

Baixa umidade

Conforme alertou o Cptec, a umidade em diversas cidades do Estado deverão estar abaixo dos 30%, em razão da massa de ar seco se forma sobre a faixa central do país, uma característica típica desta época do ano.

[featured_paragraph]O instituto explicou que a massa de ar seco é caracterizada por um centro com circulação que faz com que os ventos girem no sentido anti-horário. “Isso gera o movimento de cima para baixo do ar, que inibe a formação de nebulosidade, o que faz com que entre mais radiação solar e aumente as temperaturas máximas. Quanto maior a temperatura menor a umidade relativa do ar”, diz trecho do alerta.[/featured_paragraph]

Perigos do sol

Embora esta semana seja marcada por intensidade do sol abaixo da que Cuiabá tem registrado nos últimos meses – que já atingiram o nível máximo marcado, de 12 IUV -, é preciso tomar cuidado com os impactos do sol na pele. Além de se manter hidratada, a população deve usar objetos que impeçam o contato direto dos raios solares na pele, como camisas de manga longa, protetor solar, óculos de sol e guarda-sol. Além disso, com o IUV em nível 7, não é recomendada a exposição solar por tempo superior a 20 minutos.

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes