A partir do dia 16 de junho, sábado, a Casa do Artesão terá novo endereço e reabre as portas no ritmo do lambadão. A programação cultural e o comércio de artesanato local agora serão abrigados na Avenida Tenente Cel. Duarte, 2140, tornando a unidade um novo centro cultural do Sesc Mato Grosso, voltado para valorização da produção cultural tradicional de Cuiabá e do Estado.

Isso porque o prédio original, um casarão cuiabano tombado pelo Patrimônio Histórico – que já está fechado para atendimento ao público – passa por reformas estruturais para garantir maior segurança e comodidade. Até que a revitalização seja concluída, a Casa do Artesão divide espaço com o Programa Mesa Brasil, próximo ao Shopping Popular, um banco para onde vão os alimentos arrecadados em ingressos solidários, por exemplo, para doação.

A reinauguração da Casa será marcada pelo show do grupo Lambadeiros de Elite, como uma celebração da cultura musical do Estado através do lambadão. Oriundo da baixada cuiabana, desde os anos 80, o ritmo se consolida um representante do povo mato-grossense, conquistando relevância na cultura regional.

Até o fim do mês, outras expressões típicas que marcam, inclusive, uma nova geração, ocupam o novo espaço. Show de Guitarra de Cocho, exposição de grafite dos artistas André Gorayeb, Babu 78 e Nadja Lammel são algumas delas.

A Analista de Programas Sociais da unidade, Angélica Almeida garante que a Casa continuará a mesma, intensificando a frequência de atividades, com exposições, oficinas, debates, apresentações, comercialização de artesanatos e cafeteria.

A novidade será uma feira gastronômica e de artesanato que ocorrerá mensalmente na unidade – para a alegria dos que já curtem o Bulixo no Sesc Arsenal todas as quintas-feiras. A programação também tende a continuar extensa, com atividades de valorização do patrimônio cultural do Estado durante do mês.

Confira programação do mês de junho da unidade:

 16/06 (SÁBADO) 

11h: Show com o grupo Lambadeiros de Elite
O lambadão surgiu na década de 80 na baixada cuiabana, com influência do rasqueado, carimbó e lambada paraense. Vindo das periferias, o ritmo representa a voz do povo e tem grande importância para a cultura mato-grossense.

 22/06 (SEXTA-FEIRA) 

18h30: Show com Billy Espíndola
Criador da guitarra de cocho, Billy Espíndola traz um repertório de músicas regionais, autorais e clássicos do pop rock brasileiro para animar a Feira de Arte e Gastronomia da Casa!

17h: Quintal da Casa – Feira de Arte e Gastronomia
A feira de arte e gastronomia traz momentos de lazer no quintal do Sesc Casa do Artesão, com a comercialização de artesanatos e da gastronomia local, além da apresentação artística com variados grupos regionais.

 23/06 (SÁBADO) 

10h: Coquetel de abertura Exposição Fluido
A exposição reúne o trabalho dos grafiteiros mato-grossenses André Gorayeb, Babu 78 e Nadja Lammel, o que torna o evento mais potente, pois reúne artistas de fases diferentes da arte urbana de Cuiabá e traduz o movimento de levar o grafite para fora da rua e para dentro das galerias.

 30/06 (SÁBADO) 

9h: Oficina de Grafite
Os grafiteiros participantes da exposição Fluido, Nadja Lammel, André Gorayeb e Babu Seteoito, estarão realizando uma oficina de grafite em espaço público resultando em uma intervenção urbana coletiva possibilitando reflexões referentes à estética urbana no público que transita no espaço.

19h: Casa Criativa – Oficina Artesanato e Sustentabilidade
Em junho comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, e a preservação do planeta é tema fundamental. O Sesc Casa do Artesão, oferece produtos que são frutos de reaproveitamento de materiais como madeira, papel, vidro e metal. Neste contexto, será realizada uma oficina de bloco de anotações artesanal com reaproveitamento de papel e outros materiais, sendo ministrada por Cristiane Almeida, arte-educadora e artista visual, mestre em Educação, com experiência em projetos culturais, sociais, desenho, pintura, escultura e artesanato. Gestora da marca Pedra Papel e Tesoura, oferece oficinas de artes, artesanato e produtos reciclados.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes