Esportes

Campeonato de futebol amador em MT tem 420 times na disputa

2 minutos de leitura
Campeonato de futebol amador em MT tem 420 times na disputa
(Foto: Christiano Antonucci/Gcom-MT)

Conhecido como o segundo maior campeonato de futebol amador do País, o Peladão Mato-grossense chega à sua 11º edição neste ano de 2018. A abertura do evento ocorreu na noite de sexta-feira (15) no ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá. Na ocasião foi divulgada a tabela dos 420 times de todo o estado que disputarão a premiação deste ano, além das 50 candidatas à Rainha do Peladão, que representam times da competição.

O presidente de uma das equipes participantes, o Novo Horizonte, Joarez José da Silva, que foi campeão da disputa do ano passado, conta que há um envolvimento de todos da comunidade na preparação para o grande campeonato. Na expectativa de um bom desempenho, os participantes da equipe se reúnem todos os domingos para bater bola e confraternizar.

“É um sonho participar de um campeonato de mais de 400 equipes, olhando o tamanho do nosso bairro, um bairro pequeno, mas que todos são apaixonados por futebol. Ser campeão do Peladão para nós é melhor que ser campeão da Copa do Mundo”, conta o presidente do time, ansioso para buscar o bicampeonato.

Conforme o organizador do campeonato, Tiego Kiesque Poli, o evento reunirá  420 equipes de 14 municípios. Nesta edição, o campeonato começa no dia 23 de junho e a final está marcada para 17 de novembro. “A cada ano que passa o Peladão vem aumentando o numero de equipes e de municípios”, explica o organizador.

[featured_paragraph]A competição conta com dinheiro público oriundo do orçamento do Governo de Mato Grosso. Nesta edição, a Seduc colocou R$ 120 mil, além de repasses de emendas parlamentares na ordem de R$ 250 mil. Tanto o dinheiro do Governo quanto da Assembleia é originado dos impostos que o cidadão mato-grossense paga.[/featured_paragraph]

O secretário adjunto de Política Educacional da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), Edinaldo Gomes de Souza, defende esses repasses.

“Foi criada uma parceria entre o Governo e a Assembleia Legislativa, que juntos proporcionam para o estado o maior evento esportivo amador da região Centro-Oeste”, afirma.

No ano passado, foram arrecadadas com o evento 14 toneladas de alimentos não-perecíveis e, em 2018, apenas na inscrição foram mais de 10 toneladas. A expectativa desta edição é bater a marca de 20 toneladas de alimentos para destinação a instituições de caridade.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes