|Segunda-feira, 18 Fevereiro 2019
(Foto: Suellen Pessetto/ O LIVRE)

Enã, jovem autista se forma em medicina e se emociona com homenagem inesperada. Veja!

A imagem em tamanho real do pai já falecido pegou o jovem de surpresa

COMPARTILHECOMPARTILHE

Para os formandos da turma de 2013 de Medicina da Unic, a noite de 15 de janeiro de 2019, em Cuiabá, seria mais uma colação de grau como qualquer outra, não fosse por um acadêmico em especial.

Enã Rezende, 27 anos, é um jovem autista – e seus sonhos e objetivos emocionaram gente do Brasil inteiro depois que ele contou ao LIVRE sua história de luta e superação.

O sonho de ser médico surgiu aos 10 anos de idade, depois que ele perdeu o pai em um acidente automobilístico. O fato de ser autista fez a trajetória de Enã ser marcada por rejeições e preconceitos, mas nada disso impediu o jovem de vencer todas as barreiras e se formar em medicina.

Sua tia Terezinha, com quem ele morou para melhor estudar para o vestibular, lembra-se das vezes em que ficava impressionada de ver o quanto o sobrinho estudava e como era um adolescente calmo. “A tranquilidade dele na fala e na personalidade me deixava calma também. Muitas vezes eu pegava no pé dele para sair um pouco do quarto, porque ele ficava horas estudando. Vivia para os livros”, revelou a tia, orgulhosa.

Para a noite especial de formatura, amigos e familiares se prepararam com cartazes, balões e uma bela homenagem – guardada para o momento em que Enã pegasse o canudo: uma imagem em tamanho real do pai, Joel, que fez o jovem médico se emocionar várias vezes durante a festa.

“Meu pai era uma pessoa divertida, que levava tudo no bom humor. Lembro perfeitamente de cada detalhe da minha infância ao lado dele. Estou emocionado. É como se ele estivesse aqui. Realmente não esperava por esse presente”, afirmou.

A tia Agar Agnes, irmã de Joel, contou emocionada sobre as lembranças que o sobrinho mantém guardadas com tanta nitidez. “Olhar para o Enã é o mesmo que rever meu irmão, tamanha é semelhança entre os dois – e hoje é um dia de muita emoção. Meu irmão ficaria orgulhoso”, contou.

Durante a formatura no suntuoso salão do Buffet Leila Malouf, Enã não escondia a alegria de vestir a beca. O sorriso de orelha a orelha e a troca de olhares com a mãe, Érica Rezende, traduziam a realização de um sonho que levou 17 anos para acontecer. “Parece um sonho maluco. Essa concretização era um grito de vitória que estava preso na minha garganta”, disse o recém-formado.

(Foto: Suellen Pessetto/ O LIVRE)

União contra o preconceito

A união da família foi fundamental para os estudos de Enã. Quando mais jovem, alguns colegas ficavam irritados devido à grande curiosidade do garoto na sala de aula, como recordou o padrasto Célio. “A percepção de um autista está além dos demais, e os cochichos eram percebidos pelo Enã com muita nitidez. Ele sentia a reprovação dos colegas e isso o deixava muito triste. Até ensinamos ele a ser mais calmo durantes as aulas. O macete era o seguinte: quando o professor fizer alguma pergunta em sala de aula, você conta até 10. Mas como ninguém respondia às questões do professor, o Enã não se continha e acabava respondendo”, disse Célio.

Situações como essa fizeram com que a mãe de Enã criasse o projeto Autismo na Escola, que orienta instituições de ensino e educadores de várias cidades de Mato Grosso a receberem os alunos com autismo e outras diferenças.

Outra grande luta da família foi para que Enã concluísse o curso que ele escolheu. “Nada foi imposto a ele. Respeitamos a escolha que ele fez quando tinha 10 anos e dizia que queria ser médico. Sabíamos das barreiras a serem quebradas, mas sabíamos também da nossa força e da força do Enã”, disse a mãe.

Em tempo: Enã escolheu a neurocirurgia como especialidade e, inicialmente, trabalhará como médico do Exército em Rondonópolis (200 km de Cuiabá), onde mora a família.

 

COMENTÁRIOS

  1. Isto é um orgulho para a família,as vezes vivo esta discriminação dita;tenho um filho Autista,mas nem por isso deixa de ser meu filho.É super inteligente quanto ao seu irmão……Um dia estarei aqui contando a sua história de sucesso.Meu mundo é todo azul. e não aceito descriminação!

  2. Venho por meio deste externa minha felicidade em ver que um jovem rapaz de tamanha capacidade formando em medicina no ano corrente de 2019 e esse jovem q tem o (Tea) transtorno espectro autista o meus parabéns do fundo do meu coração fico até emocionado com tamanha capacidade. (O meu filhote também possui o Tea ele tem 3 aninhos lindo)

  3. Enã, essa sua vitória é muito gratificante para todos. A sua luta para concluir seus estudos beneficia as famílias de forma ampla, no sentido de as pessoas poderem usufruir dessa historia enriquecedora de esperanças, na luta de cada um que pretende ir além dos obstáculos originados nos sintomas decorrentes do autismo. Obrigada!
    Sucesso a todos, sempre.

Deixe um comentário

Please enter your name here
Please enter your comment!

LINKS PATROCINADOS

DESTAQUES

Bairro Cuiabá História Municípios Policia
MTI e Detran selam termo de compromisso para modernizar sistemas tecnológicos
Denunciada por estudantes, suspeita de fraude nas cotas da UFMT é investigada pelo MPF
Pacientes não conseguem retirar medicamentos na Farmácia de Alto Custo
Assembléia Legislativa Câmara Municipal Eleições 2018 Governo Judiciário Partidos Prefeitura
Ulysses indica juiz à vaga de conselheiro e defende critérios para escolha
MPE vai investigar a distribuição de medicamentos em Cuiabá
Audiências com delatores da Rêmora são adiadas na Sétima Vara Criminal
Agricultura Agropecuária Economia Agrícola Indicadores Agrícolas Pecuária Tecnologia Agrícola
Madeireiros passam a conviver com período de “piracema” florestal
Produção orgânica e a um preço mais em conta: conheça a Horta Terra Estrela
Mourão, sobre infraestrutura: “Fácil não é; se fosse fácil não seria para nós”
Artes Cênicas Artes Plásticas Artesanato Cinema Comportamento Cultura Popular Gastronomia LIteratura Música
Cine Teatro Cuiabá recebe espetáculo sobre conscientização ambiental e patrimônio público
Cuiabá ganha SPA conceito com a assinatura de Guilherme Bravo
Artista plástico de Poxoréu muda o cenário da cidade
Corrupção Economia Eleições Estados Política
Bolsonaro irá ao Congresso entregar texto da reforma da Previdência
“Melhor programa de governo a ser seguido por um filho é não atrapalhar o pai”
Fiscalização apreende 104 celulares e drogas em presídio de Campos
Concurso Dicas Estágio Vagas de Emprego no Mato Grosso
Prefeitura convoca novos profissionais para creches
MT dobrou número de novos empreendedores em apenas 5 meses
Convocados para vagas de Profissionais Técnicos da Unemat tem até terça para assinar contrato
X