Variedades

Artistas de Cuiabá reclamam de demora no repasse de recursos

2 minutos de leitura
Artistas de Cuiabá reclamam de demora no repasse de recursos
Foto: Luiz Alves/Secom

A Prefeitura de Cuiabá divulgou a lista de projetos culturais aprovados para 2019, em 28 de fevereiro. Ao todo 51 projetos foram contemplados nos segmentos do audiovisual, patrimônio histórico, cultura popular, folclores, artesanato, artes cênicas, artes visuais, música e literatura e humanidade.

Mas alguns artistas, que planejavam iniciar ou desenvolver seus projetos em abril, para engrossar o coro das ações em celebração ao aniversário de 300 anos da capital, reclamam que até o momento a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo não realizou assinatura dos contratos.

O edital que direciona a agentes da cultura, recursos do Fundo Municipal de Apoio e Estímulo à Cultura, prevê a execução dos projetos a partir de março, com data de término até outubro de 2019 e cada um dos produtores culturais que tiveram projetos aprovados se inscreveram com um cronograma de execução e plano de trabalho já previamente definidos. Caso dos que haviam planejado projetos para o mês de abril.

“Mas aí, temos que assinar ainda o contrato, abrir conta, realizar pré-produção e produção até o início dos trabalhos. Infelizmente não vamos conseguir, dada a indefinição do repasse”, disse uma produtora que não quis se identificar.

Em resposta, o secretário de Cultura, Esporte e Turismo de Cuiabá, Francisco Vuolo, diz que o cronograma de repasses, por segmento, está sendo definido em conjunto com o Conselho Municipal de Cultura.

“A expectativa é que o cronograma seja divulgado na próxima semana”, diz ele. “E é importante divulgar que essas ações não são só para o aniversário de Cuiabá, vão se prolongar durante todo o ano. Serão mais de 200 atividades acontecendo em vários cantos da cidade. Temos que levar em consideração que estendemos alguns prazos para contemplar os artistas, como o da inscrição”.

O secretário pontuou ainda que depois da divulgação do cronograma dos repasses, os produtores culturais terão que abrir as contas para o depósito do incentivo e ainda, participarão de uma oficina que vai prepara-los para a prestação de contas dos seus projetos, idealizada em conjunto com a Controladoria do município.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes