O delegado Wilson Barbosa, da Polícia Federal, esclareceu nessa quinta-feira (14) que a Operação Ararath não é um desdobramento da Arca de Noé, como se acreditava.

“Os nomes são relacionados, mas a relação entre as duas operações é o modus operandi. Não temos elementos que indiquem conexão entre os dois fatos. A Arca de Noé era uma empresa só de factoring e na Ararath se diversificou, foram usadas várias factorings e empresas de outros ramos, com o mesmo propósito: movimentar recursos à margem do sistema financeiro oficial para beneficiar a organização criminosa”, explicou.

A Arca de Noé foi deflagrada em 2003, para investigar operações da factoring Globo Fomento Mercantil, comandada pelo ex-policial civil João Arcanjo Ribeiro, conhecido como chefe do jogo do bicho em Mato Grosso.

A Ararath (cujo nome foi inspirado no monte em que a Arca de Noé bíblica pousou, após o Grande Dilúvio) foi deflagrada 10 anos depois, e investiga uma ampla rede de lavagem de dinheiro e crimes financeiros. Somente com impostos federais sonegados, a operação já recuperou R$ 1,47 bilhão.

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes