Negócios

Aprosoja começa Campanha de prevenção de incêndios na área rural

2 minutos de leitura
Aprosoja começa Campanha de prevenção de incêndios na área rural
A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) começou neste mês a campanha de Prevenção e Preparação para Incêndios Florestais de 2018. Ao longo de junho, ocorre a programação anual dos cursos e palestras sobre a prevenção de incêndios. O primeiro munícipio que recebeu a rodada foi Sinop, entre os dias 05 e 08 de junho. O próximo será Canarana, de 18 a 22 de junho.
Os eventos são promovidos pela Aprosoja, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). Em Canarana, o curso será no Sindicato Rural e podem participar produtores rurais e sociedade em geral.
A programação é dividida em quatro partes. A primeira é focada na prevenção de incêndios em colheita do milho, onde é apresentado o Procedimento Operacional Padrão (POP). Em seguida, haverá palestra sobre o monitoramento dos incêndios florestais em Mato Grosso.
Na terceira parte os Bombeiros realizam a campanha preventiva na prática, junto às comunidades locais, assentamentos e produtores rurais. A última parte da programação é o curso de formação de brigadista florestal e a campanha preventiva na teoria.
É válido lembrar que a ação do Corpo de Bombeiros e do Batalhão de Emergência Ambiental e da Sema refletiu na criação de brigadas de incêndio em mais de 15 municípios de Mato Grosso. A brigada é uma estratégia criada pelo Governo do Estado para o período proibitivo de queimadas, envolvendo sociedade civil, Estado, município e entidades de classe. No caso de Mato Grosso, a proibição de queimas ocorre de 15 de julho a 15 de setembro, podendo ser prorrogada até outubro, se necessário.
“A parceria com os Bombeiros vem desde o ano passado e tem se mostrado excelente. No ano passado, foram treinadas mais de 180 pessoas. A parceria se faz necessária uma vez que entendemos que o produtor rural é que faz a primeira resposta no combate do incêndio na propriedade, principalmente neste período da colheita do milho, época de maior ocorrência de incidentes nas propriedades rurais, acarretando prejuízos ambientais e econômicos. Felizmente, as ocorrências diminuíram. Mas, orientamos que os produtores continuem atentos aos procedimentos de prevenção a serem tomados”, afirma a assessora de política socioambiental da Aprosoja, Marlene Lima.
Mais informações – Os agricultores interessados em realizar o curso em Canarana podem procurar o sindicato rural, pelo telefone (66) 3478-1284. O curso é gratuito. Núcleos da Aprosoja interessados em levar a programação para sua cidade devem procurar a Aprosoja pelo telefone (65) 3644-4215.
A Aprosoja elaborou alguns materiais de apoio, como cartilha e o Plano Operacional Padrão (Pop) da colheita do milho segura.  Acesse aqui e aqui os materiais.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes