|Domingo, 24 Março 2019
Obras de Humberto Espíndola compõem acervo permanente da galeria

Aos moldes de uma “petit galerie”, curador de arte abre galeria e escritório no Popular

Galeria expões pequeno número de acervo de artistas regionais e escritório atende demanda de curadoria, montagem de exposições e catalogação de acervos particulares

COMPARTILHECOMPARTILHE

Inspirada pelas pequenas galerias europeias a Mirante das Artes é reaberta e desta vez, integrada ao estúdio de moda Supernova. Junto aos manequins com as criações inovadoras dos designers Luiz Pita e Joana Resende, coabitam no espaço montado no bairro Popular, obras de grandes nomes das artes visuais de Mato Grosso.

Com a abertura da galeria, artistas e consumidores do mercado da arte ganham mais uma opção na cidade: lugar especial para quem quer vender e para quem quer comprar. As conexões são consolidadas por quem há anos já atua na produção de projetos e tem livre acesso entre artistas do segmento das artes visuais mato-grossense.

Obras compradas com curadoria de Willian, que adornam paredes de escritório de cliente

É lá que funciona também, o escritório voltado a projetos culturais, de esporte e voltados ao meio ambiente, um braço da galeria. O núcleo Mirante das Artes é capitaneado pelo curador de arte, Willian Gama, em sociedade com a irmã, a advogada Amanda Gama.

Os irmãos Amanda e Willian Gama são sócio-proprietários no empreendimento

“A gente se inspirou pela dinâmica das galerias de arte na Europa. Elas ocupam pequenos espaços e se mantém de forma harmoniosa com grandes museus disponíveis para visitação. Os trabalhos são distintos. E as pequenas galerias – que não detém investimento público – não precisam brigar com museus por espaço, porquê aqui, a tônica é outra: se consolidar como mais um espaço no circuito e receber de maneira intimista”, explica.

“E então precisávamos de um lugar para receber os clientes – tanto artistas quanto consumidores de arte – e expor permanentemente algumas obras”, explica Willian. Concluindo pós-graduação em História da Arte pela Estácio de Sá (SP), ele tem desenvolvido série de atividades vinculadas ao segmento artístico, como curadoria de arte, expografia e catalogação de acervos particulares.

Assessoria de artistas

“Também trabalhamos com agenciamento de artistas. Desenvolvemos um trabalho muito excepcional ao acompanhar o artista Babu Seteoito em todas as fases do Prêmio Pipa, que venceu em segundo lugar a categoria Online deste que é um dos mais importantes prêmios do país. O prêmio consagrou o nome de Babu no cenário nacional da arte contemporânea”. Indicado ao prêmio pela crítica de arte Aline Figueiredo, foi assessorado pela Mirante das Artes.

Obras de Babu78, que integraram exposição na Casa do Parque, com curadoria Mirante das Artes

A propósito, Willian adianta que a galeria deve sediar uma exposição intimista do artista, com previsão de abertura em fevereiro.

Mesmo tendo se formado em Direito, nos últimos anos, Willian tem se dedicado integralmente às artes. “E assim, é bom ter essa base que temos agora. Afinal, passamos cinco anos realmente empenhados na produção e divulgação de exposições”.

Foram mais de 40. Dentre os nomes consagrados que o escritório atendeu, destacam-se Babu, Mari Gemma, Carlos Lopes, Benedito Nunes, Humberto Espíndola, João Sebastião, Adriano Figueiredo e Capucine Picicaroli.

“As exposições foram realizadas em vários espaços da capital, como a Casa do Parque, Sesc Arsenal, Museu de Arte de MT, Palácio da Instrução e Museu de Arte e de Cultura Popular da UFMT, dentre outros”.

Em 2017, todas as atenções do remoto escritório Mirante das Artes – que ganhou espaço físico – estiveram voltadas à restauração do mural conhecido popularmente como “Bovinocultura”, na fachada do Palácio Paiaguás, idealizado por Humberto Espíndola em 1975 e devidamente restaurado à ocasião do ano passado. Segundo, Willian, Sobre o projeto, conta que atuou como curador de arte responsável pela restauração, assinada por Fernando José Santos, da equipe de Patrimônio da Secretaria de Estado de Cultura.

Na restauração deste que é um cartão-postal de Mato Grosso, conta ele, foram executadas técnicas mistas, pois o painel contém três faces externas e é composto por mármore, granito e pintura. São 371 m² que atraem os olhos de quem passa pelo Centro Político Administrativo.

Mirante das Artes

Vale ressaltar, a escolha do nome da galeria foi norteada pelo artista João Sebastião (in memoriam), pois em vida, foi um grande incentivador da fundação da galeria Mirante das Artes que em homenagem a ele, receberia o nome do artista. Mas junto a Willian, ele sugeriu que fosse feita homenagem ao curador de artes Pietro Maria Bardi que editou durante os anos de 67 e 68, a revista Mirante das Artes. Ela foi editada por Bardi para alavancar a arte e a cultura brasileira e divulgar sua galeria de mesmo nome.

A galeria fica na rua Sírio Libanesa, 271, Estúdio Supernova, Bairro Popular. Abre das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira. Para outros horários, só agendar pelo (65) 99251-1805. Instagram: @galeriamirante.

COMENTÁRIOS

  1. Prrocurando uma possível publicação de uma obra do Brecheret no Mirante Das Artes , me deparei com vcs! Que bom! Estive com Bardi na galeria nos anos 80 .Trabalho no mercado de arte em S Paulo.vamos manter contato.Abraço

Deixe um comentário

Please enter your name here
Please enter your comment!

LINKS PATROCINADOS

DESTAQUES

Bairro Cuiabá História Municípios Policia
Acidente entre três motos e um carro deixa dois mortos na manhã deste domingo
Professores preferem escolas militares: “aqui a gente consegue trabalhar”
Em menos de uma semana, quatro ameaças a escolas mato-grossenses são investigadas
Assembléia Legislativa Câmara Municipal Eleições 2018 Governo Judiciário Partidos Prefeitura
Vídeo: produtor denuncia índios por incêndio em ponte recém-construída
Chapada dos Guimarães: uma cidade travada pelas brigas políticas
Crimes de corrupção ativa e passiva podem ser julgados pelo Tribunal do Júri
Agricultura Agropecuária Economia Agrícola Indicadores Agrícolas Pecuária Tecnologia Agrícola
Ministério vai implantar processo digital na Comissão Especial de Recursos do Proagro
Baixa pressão pode formar um ciclone tropical no litoral da BA e norte do ES
Brasil exportará gado vivo para o Cazaquistão
Artes Cênicas Artes Visuais Cinema Comportamento Cultura Popular Gastronomia Literatura Moda Música
Festival Internacional Pequeno Cineasta abre inscrições para 8ª edição
Procurando algo na Netflix? confira a 2ª temporada de The OA e outros lançamentos
Diretor de Nós revela medo de infância que inspirou ideia macabra do filme
Corrupção Economia Eleições Estados Política
Bolsonaro discute reforma da Previdência com Major Vitor Hugo
Anatel inicia bloqueio de celulares irregulares em 15 estados
Reforma da Previdência beneficiará mais pobres, revela ministério
Concurso Dicas Estágio Vagas de Emprego no Mato Grosso
Confira 10 concursos com vagas abertas e salários que pagam até R$ 18 mil
Startup criada em MT ajuda pais e mães e a encontrarem a babá certa
Prefeitura de Cuiabá convoca mais aprovados em concurso da Educação
X