|Terça-feira, 19 Fevereiro 2019

    A física quântica e a lógica de prever os terremotos

    COMPARTILHECOMPARTILHE

    Existem partes da física quântica que explicam um fenômeno fabuloso. Segundo algumas teorias, as partículas se comportariam diferente quando estamos olhando. Se isso realmente funcionar, só o fato de estarmos tratando de um assunto, tentando prever algo como terremotos, já seria capaz de alterarmos o evento, ou as suas consequências. 

    É isso que eu espero quando antevejo eventos se dirigindo para locais populosos. Sempre espero que não aconteça, mesmo que custe parte da minha credibilidade. A última coisa que desejo é ver catástrofes acontecendo. Mas, na minha visão, antecipa-las já é parte da solução. 

    A semana que passou foi pesada, tive alguns problemas de saúde mas, como diz um poeta Brasileiro, “o pulso ainda pulsa”. Cheguei de uma maratona de programas da TV chilena e ainda tive que esclarecer dúvidas e dar entrevistas sobre rumores que deixaram a população local aterrorizados, dada a ocorrência de um terremoto de alta magnitude no México enquanto eu estava por lá.

    Vídeos com conteúdo sobre essa catástrofe foram compartilhados milhares de vezes mas, por fim, as autoridades já estão tomando as providências. Nesse contexto, alguns me perguntam sobre as minhas previsões de terremotos: o que você fala na TV chilena não assusta os chilenos ou as pessoas de outras partes do mundo?

    A resposta é não, nem de longe os que recebem minhas advertências se assustam. Acredito que a maneira como se dá uma notícia pode preparar e, ao mesmo tempo, tranquilizar os ouvintes.

    Eu sei o quanto somos sensíveis aos furacões e terremotos. A primeira coisa que me perguntam antes de me pedirem para tirar fotos é: “você não tem medo de vir ao Chile?” A resposta, sempre acompanhada de um sorriso, é não.

    Tudo no Chile vale muito a pena. Pessoas adoráveis em locais rodeados por paisagens paradisíacas. A boa gente do Chile até batizou uma das bebidas mais famosas do país como “terremoto”, dada a sua capacidade de lidar com os problemas que a natureza lhes entregou.

    Aprendi a amar essa terra, tenho centenas de amigos e milhares de pessoas que acompanham minhas postagens no Chile.

    La física cuántica y la lógica de prever los terremotos

    Hay partes de la física cuántica que explican un fenómeno fabuloso. Según algunas teorías, las partículas se comportan diferente cuando estamos mirando. Si eso realmente funciona, sólo el hecho de estar tratando de un asunto, tratando de predecir algo como terremotos, ya sería capaz de cambiar el evento, o sus consecuencias.

    Esto es lo que espero cuando veo los acontecimientos que conduce a lugares populosos. Siempre espero que no suceda, aunque cueste parte de mi credibilidad. La última cosa que deseo es ver catástrofes sucediendo. Pero en mi opinión, anticiparlas ya es parte de la solución.

    La semana que pasó fue pesada, tuve algunos problemas de salud pero, como dice un poeta brasileño, “el pulso todavía pulsa”. He llegado de un maratón de programas de la televisión chilena y todavía tuve que aclarar dudas y dar entrevistas sobre rumores que dejaron a la población local aterrorizados, dada la ocurrencia de un terremoto de alta magnitud en México mientras yo estaba allá.

    Los vídeos con contenido sobre esta catástrofe se compartieron miles de veces pero, finalmente, las autoridades ya están tomando las medidas. En ese contexto, algunos me preguntan sobre mis previsiones de terremotos: ¿qué hablan en la TV chilena no asusta a los chilenos oa las personas de otras partes del mundo?

    La respuesta es no, ni de lejos los que reciben mis advertencias se asustan. Creo que la manera como se da una noticia puede preparar y, al mismo tiempo, tranquilizar a los oyentes.

    Yo sé cuánto somos sensibles a los huracanes y terremotos. La primera cosa que me preguntan antes de pedirme para tomar fotos es: “¿no tienes miedo de venir a Chile?” La respuesta, siempre acompañada de una sonrisa, es no.

    Todo en Chile vale mucho la pena. Personas adorables en lugares rodeados de paisajes paradisíacos. La buena gente de Chile hasta bautizó una de las bebidas más famosas del país como “terremoto”, dada su capacidad para lidiar con los problemas que la naturaleza les entregó.

    Aprendí a amar esa tierra, tengo cientos de amigos y miles de personas que acompañan mis posturas en Chile.

    Assinatura Coluna Aroldo

     

     

    Deixe um comentário

    Please enter your name here
    Please enter your comment!

    LINKS PATROCINADOS

    DESTAQUES

    Bairro Cuiabá História Municípios Policia
    MTI e Detran selam termo de compromisso para modernizar sistemas tecnológicos
    Denunciada por estudantes, suspeita de fraude nas cotas da UFMT é investigada pelo MPF
    Pacientes não conseguem retirar medicamentos na Farmácia de Alto Custo
    Assembléia Legislativa Câmara Municipal Eleições 2018 Governo Judiciário Partidos Prefeitura
    Ulysses indica juiz à vaga de conselheiro e defende critérios para escolha
    MPE vai investigar a distribuição de medicamentos em Cuiabá
    Audiências com delatores da Rêmora são adiadas na Sétima Vara Criminal
    Agricultura Agropecuária Economia Agrícola Indicadores Agrícolas Pecuária Tecnologia Agrícola
    Madeireiros passam a conviver com período de “piracema” florestal
    Produção orgânica e a um preço mais em conta: conheça a Horta Terra Estrela
    Mourão, sobre infraestrutura: “Fácil não é; se fosse fácil não seria para nós”
    Artes Cênicas Artes Plásticas Artesanato Cinema Comportamento Cultura Popular Gastronomia LIteratura Música
    Cine Teatro Cuiabá recebe espetáculo sobre conscientização ambiental e patrimônio público
    Cuiabá ganha SPA conceito com a assinatura de Guilherme Bravo
    Artista plástico de Poxoréu muda o cenário da cidade
    Corrupção Economia Eleições Estados Política
    Bolsonaro irá ao Congresso entregar texto da reforma da Previdência
    “Melhor programa de governo a ser seguido por um filho é não atrapalhar o pai”
    Fiscalização apreende 104 celulares e drogas em presídio de Campos
    Concurso Dicas Estágio Vagas de Emprego no Mato Grosso
    Prefeitura convoca novos profissionais para creches
    MT dobrou número de novos empreendedores em apenas 5 meses
    Convocados para vagas de Profissionais Técnicos da Unemat tem até terça para assinar contrato
    X