No último dia de 2018 eu estava refletindo sobre mais um novo ano, e pensei, será que paramos para analisar a vida do ano anterior? Quantas oportunidades perdidas pelo medo? Pelo receio de pensar que não daria certo? O medo trava a nossa atitude e quebra a oportunidade de viver o novo.

Na África do Sul, um país maravilho, a qual indico para você visitar. Conheci o bungee jump que é conhecido como um clássico dos esportes radicais. Recentemente ele perdeu o título do mais alto do mundo para a cidade de Macau, na China, mas ainda é o bungee jump de ponte mais alto do mundo com 216 metros.

Simpatizo com a ideia dos esportes aventureiros, mas não de forma super-radical. Esse bungee jump impressiona pela sua grandeza de ser ousado e com muita segurança, além do fato de estar presente num ambiente maravilhoso.

A oportunidade estava a minha frente, de pular ou não do bungee jump? Quem deveria escolher era eu, e fiz isso. Decidi em enfrentar o novo desafio. Confesso que a experiência é única e indescritível.

Com essa oportunidade concretizada refleti sobre alguns pontos que poderemos utilizar para a nossa vida.

Quem decide sou eu. Ninguém poderia decidir por mim, se pularia ou não de uma altura de mais de 200m. Na sua vida, quem decide por ela é você. Não são os seus pais, amigos, irmãos, inimigos que irão guiar e determinar a sua vida. Portanto, assuma o controle dela.

Vale a pena a arriscar? Eu depositei total confiança na logística do local para arriscar. Dei o passo para sentir algo novo. Noutras palavras, o meu risco foi calculado, como assim? Eu não me joguei de uma ponte sem conhecer e pesquisar a empresa que administra o local. Prefiro arriscar, contudo de forma calculada. E esta opção temos na vida, a todo instante, de escolher entre arriscar ou não.

Pensei de forma racional e com equilíbrio emocional, e o resultado disso foi uma experiência inesquecível.

Nas finanças, temos alguns de tipos investidores, são eles: agressivos, moderados e conservadores.

Similarmente como ocorre nas finanças, na vida também temos a possibilidade de escolher que tipo de investidor seremos, se arriscaremos: agressivamente, moderadamente ou de forma conservadora e prudente.

Não há uma fórmula padronizada para o perfil de cada um, entretanto, você deve se conhecer e avaliar, de qual seria a atitude adequada para cada situação. Mas, e se o seu perfil é conservador? Não importa. É de extremo valor conhecer a si mesmo e o cenário, e mesmo que não seja o seu perfil de costume, é possível adaptar a decisão para se ter a melhor solução.

Arriscar faz parte da vida, pois estamos a todo momento com demandas para decidir.

Ressalte-se que o perfil do agressivo tem que ser observado com maior prudência e sensatez, visto que, “arriscar no escuro” nem sempre pode ser a melhor solução. Mais uma vez enfatizo, avalie a sua vida, o cenário, às circunstâncias, às pessoas envolvidas, os resultados previsíveis, dentre outras análises.

Não podemos repetir os mesmos erros de 2018. Não poderemos perder às oportunidades da vida, uma vez que elas podem não voltar. Arrisque-se um pouco mais. Trabalhe com a sua mente de forma paulatina. Como disse Domingos Paschoal: “Quem não arrisca não petisca. A sorte sopra a favor dos que não têm medo”.

Assim, confie em Deus e quebre o medo que está dentro de você. Que 2019 possa ser um ano de muitas conquistas e paz. Que você agarre todas as oportunidades, aproveite o novo e salte do bungee jump para ser feliz.

Feliz ano novo, e em africâner: “Gelukkige nuwe jaar”!

Assista o vídeo do salto: Link

Francisney Liberato Batista Siqueira é Secretário de Controle Externo, Auditor Público Externo do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, Palestrante Nacional, Professor, Coach, Mentor, Advogado e Contador.
http://www.francisney.com.br

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes