10 de janeiro de 2018 - 08:02

Prefeitura começa a revitalização de praças no Centro Histórico

Obras de cinco praças, orçadas em R$ 900 mil - serão realizadas com recursos do Governo Federal via PAC Cidades Históricas

Lidiane Barros

, da Redação

lidiane.barros@olivre.com.br

A Prefeitura de Cuiabá deu início a obras de readequação de pequenas praças do Centro Histórico com recursos repassados pelo Governo Federal via Programa de Aceleração do Crescimento Cidades Históricas. As obras de revitalização já começaram em alguns pontos da Capital, como na Praça Senhor dos Passos – na esquina da Voluntários da Pátria com a Tenente Coronel Duarte - e a Dr. Alberto Novis, na Galdino Pimentel. 

 

Gustavo Duarte / Prefeitura de Cuiabá

Obra Praça Senhor dos Passos

As obras na praça que fica atrás da Igreja Senhor dos Passos já começaram

 

 

Praça Senhor dos Passos

E segundo projeto, deve ficar assim...

Na sequência, serão revitalizadas as praças Caetana de Albuquerque, na Rua Ricardo Franco, Mandioca e Escadaria do Beco Alto, na Pedro Celestino. Estas, segundo assessoria da Prefeitura, logo após o período de chuvas. Na escadaria do beco, a propósito, a retirada de árvores gerou polêmica nas redes sociais.

Reprodução Internet

Beco Mandioca
 

De acordo com a assessoria da Prefeitura, as modificações foram aprovadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. As obras foram orçadas em R$ 900 mil. “O prazo de conclusão das cinco reformas é de 120 dias, com entrega total prevista para o mês de maio”.

A responsável pela supervisão das obras, a arquiteta e urbanista, Francielle Pizza, da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, assegura que a revitalização das praças irá contribuir não só para melhorar o visual da cidade, como também, se configura como uma iniciativa de ocupação da região histórica. “Promovendo o convívio social dos moradores e impulsionando o turismo”, destaca.

Quanto à reestruturação, a arquiteta e urbanista destaca que todas as praças receberão pintura, iluminação e piso novo. O revestimento escolhido é o piso Gail, com dimensão, nas cores amêndoa, castor e camurça, tal qual o utilizado na Praça Alencastro.

Os mobiliários urbanos serão substituídos por bancos, lixeiras e postes de iluminação e serão inseridas nestas áreas também, piso tátil acessível para deficientes visuais.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Juarez Samaniego, disse eu a adequações vão proporcionar mais mobilidade, criando um espaço mais agradável para as pessoas e para o comércio do entorno. “Tudo que estamos realizando nesses locais respeita o patrimônio histórico”.

Segundo ele, a estátua da Praça Senhor dos Passos, do escultor Jonas Corrêa, que retrata a chacina do "Beco do Candeeiro" e a escultura da Praça Dr. Alberto Novis, do artista Paulo Pires, da coletânea “Sociedade de Pedra” serão removidas e colocadas em exposição no Museu Casa Dom Aquino, até que as obras das praças sejam finalizadas.

Confira os croquis de algumas delas:

Praça Caetana de Albuquerque

Praça Caetana de Albuquerque

Praça da Mandioca

Praça da Mandioca

Praça Alberto Novis

Praça Alberto Novis

Leia mais