12 de fevereiro de 2018 - 08:15

Influências regionais: Da Feira café e tapiocaria oferece 50 sabores de tapioca

Estabelecimento pioneiro em recheios especiais e inspirados em pratos típicos do centro-oeste ao nordeste do Brasil, completa sete anos e expande rede na rua 24 de outubro

Mirella Duarte

, da Redação

mirella.duarte@olivre.com.br

Em 2012, não era comum encontrar tapioca com recheios variados em todos os lugares de Cuiabá. Era preciso esperar o "dia da feira" para saborear algo nativo do nordeste e com recheios diferenciados. Foi então que os irmãos, Irapuã Carvalho e Janaína Carvalho, decidiram abrir um estabelecimento que ofertasse o produto como "carro-chefe", nascendo o restaurante Da Feira Café & Tapiocaria.

“Abrimos em um espaço aqui ao lado, que de tão pequeno suportava apenas 25 pessoas. Fomos experimentando novas receitas, comecei o curso de gastronomia, e Janaína se formou em publicidade, juntos, resolvemos unir nossos conhecimentos e viramos sócios. Desenvolvo as ideias dos recheios das tapiocas, são 50 sabores diferentes e dentro de dois meses lançaremos mais novidades ao cardápio”, explicou Irapuã.

Ednilson Aguiar/O Livre

Da Feira Café, Tapiocaria


Localizada na rua 24 de outubro, hoje, a empresa conta com 11 pessoas na equipe, lança shakes decorados e chama atenção pelo estabelecimento cuidadosamente planejado. No teto, canequinhas de ferro penduradas, nas paredes, plantas em vasos e um mural cheio de papéis cortados em formato de coração para que os clientes deixem declarações para as pessoas amadas. Segundo Irapuã, uma das receitas mais pedidas pelos clientes é a combinação de carne seca com banana, inspirada no prato típico cuiabano.

Ednilson Aguiar/O Livre

Da Feira Café, Tapiocaria

Além da tapioca, e que parece recordista em selfies, é o Shakecórnio, uma batida de frutas vermelhas decorada com casquinha de sorvete, machimelo e confeitos, montado de forma delicada para parecer um unicórnio bem colorido. Além dessas opções, muitas outras, como cafés quentes e gelados, o bolo batizado como "santa ignorância" e empadas.

Ednilson Aguiar/O Livre

Da Feira Café, Tapiocaria

 
Expandindo os negócios

Na mesma rua, o empresário conta que há três anos toca o Acácia Cozinha de Família, segundo ele, no início todos pensaram que seria um restaurante de comida nordestina, devido a tapiocaria e por ele ter morado até os 14 anos no Maranhão. “Minha família materna é mineira, apesar de boa parte dela, atualmente, morar no Nordeste. Meus pais moravam no interior de Mato Grosso, e além daqui também tenho influencias de Goiás, unindo todas essas influências quis fazer algo mais amplo, cheio de sabores, comida caseira e de família”, comentou.

O Acácia atende com à la carte e bistrô, almoço de terça a domingo, além de buffet para casamentos, noivados e outras comemorações.